Recompra: o que é e como diminui o custo de aquisição

Quando uma empresa quer vender mais, o movimento natural normalmente é focar em estratégias para conquistar novos clientes. Para isso, fazem altos investimentos em tecnologias, processos e profissionais de vendas. Ok, aumentar a base de clientes gera lucros! Mas tem uma alternativa importante a se considerar: Por que não investir nos clientes que a empresa já tem em sua base? Chamamos isso de recompra e essa estratégia pode trazer resultados muito expressivos.

Neste conteúdo, listamos os principais benefícios de vender para aqueles que fazem parte da base de clientes da empresa. Acompanhe! 😉

Quais são os benefícios de investir na recompra?

A taxa de recompra é um ótimo indicativo para a empresa. Como assim? Quanto maior for a quantidade de clientes que voltaram a comprar com a marca, sinal de que melhor está sendo a experiência do consumidor. Por aqui, com atendimento humanizado isto é fato.

Desse modo, a empresa pode esperar boas recomendações dos clientes e a consequente (e desejada!) melhoria de sua reputação no mercado. Quem não quer fortalecimento da própria marca, não é mesmo? Além desse enorme benefício, investir na recompra também gera:

  • aumento do faturamento – um cliente antigo satisfeito não exige que a empresa gaste muito com estratégias de conversão;
  • diminuição de custo de marketing – o setor de marketing reduz os investimentos com campanhas de divulgação e atração de consumidores;
  • melhor segmentação – como a empresa já conhece o perfil do cliente, fica mais fácil segmentar conteúdos e produtos compatíveis com as necessidades dele;
  • gestão de métricas – a quantidade de dados gerados pelos indicadores de desempenho (KPIs) é maior quando o cliente continua se relacionando com a marca. Dessa forma, é possível criar um histórico robusto desse relacionamento para investir em uma experiência cada vez mais personalizada.

Conceito flywheel e a recompra

Devido às grandes vantagens geradas pela recompra, surgiu um conceito chamado flywheel – muito utilizado em inbound marketing. O objetivo desse conceito é fidelizar clientes por meio de um funil de vendas em formato circular e não vertical, como os tradicionais.

As fases do funil flywheel são: atração, engajamento e experiência do usuário. Ao atravessar a última fase, a pessoa que está comprando se sente motivada a reiniciar a primeira, e assim o ciclo se repete.

O mais interessante é que quanto maior o número de processos de vendas reiniciados, cresce também o volume de primeiras conversões. Isso significa que as pessoas ficam tão engajadas com a marca que acabam gerando novas conversões para a empresa.

Qual é a relação entre atendimento humanizado e a recompra?

Humanizar o atendimento significa falar com as pessoas de maneira mais acolhedora e empática. Marcas que investem nesse tipo de atendimento acabam notando o aumento da taxa de recompra.

Essa matemática é simples: um atendimento humanizado encanta as pessoas e fideliza clientes. Entende como o atendimento humanizado age? Fortalece o relacionamento entre marcas e pessoas.

Com certeza você prefere ser atendido desta forma, certo? Normalmente, ficamos tão impressionados com os bons atendimentos que até compramos com mais prazer. E, se precisar comprar de novo, vem logo à mente a boa experiência que tivemos com a marca. Isso também é efeito de estratégias para recompra bem executadas.

Negócios que cuidam da sua base de clientes têm inteligência comercial. Sem dúvida, assim ficam enormes as chances de potencializar o crescimento da empresa.O que achou dessa estratégia? Entendeu como a recompra elimina o custo de aquisição de clientes? Aproveite para conhecer melhor o trabalho da WeClever acessando o nosso site. Ah! E visite o nosso Instagram também!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp