Linha de frente: como a área de atendimento pode fazer a diferença no sucesso da empresa

Os profissionais que trabalham na área de atendimento da empresa estão na linha de frente do negócio, certo? Porém, em muitas empresas, esse time é excessivamente controlado e monitorado, de uma forma que acaba por restringir qualquer autonomia para inovar ou para desenvolvimento do potencial de alto desempenho.

Por que um time de atendimento com voz e poder de decisão é importante para o sucesso de uma empresa? Como criar uma equipe empoderada? Veja as respostas nos próximos tópicos!

Qual é a importância de uma equipe de atendimento qualificada?

Para empoderar os profissionais do atendimento, primeiro é necessário qualificá-los. Isso pode ser feito por meio de treinamentos internos e da implantação de métodos eficientes nas práticas do atendimento, como o Customer Experience (Experiência do Consumidor).

Outra estratégia é fornecer tecnologias de suporte para os profissionais. Por exemplo, um software para Customer Relationship Management (CRM), aplicações baseadas na Inteligência Artificial, no Big Data e no Business Intelligence.

Tanto os treinamentos, quanto as metodologias e tecnologias, serão ferramentas essenciais que a equipe usará para oferecer um atendimento de excelência para os clientes. Os resultados disso logo aparecerão!

Como uma equipe de linha de frente pode impactar no sucesso da empresa?

Depois de qualificada, a equipe de atendimento precisa de autonomia e liberdade para realizar os seus serviços. Sem processos predefinidos, e até mesmo engessados, os atendentes usarão suas experiências, habilidades, competências e conhecimentos para realizarem um atendimento humanizado que conquiste e fidelize os clientes.

Vale lembrar que esses profissionais lidam com os consumidores diariamente. Por isso, eles conhecem as suas dores e necessidades, bem como o tipo de linguagem adequada para as conversas. São pessoas atendendo pessoas e as ajudando no que elas precisam. 

Além da liberdade nos serviços, a equipe de atendimento pode ser ainda mais estimulada recebendo outros benefícios, como: horário de trabalho flexível, opção de trabalhar em home office e prêmios pelo atingimento de metas. Tudo isso colabora para que os atendentes estejam engajados a ponto de transmitirem esse sentimento para o cliente final. Gerando mais empatia com a marca e impactando positivamente no desenvolvimento do negócio.

Outra atitude positiva é incluir esses profissionais nas reuniões voltadas para a definição de estratégias para a área de atendimento ao cliente. Isso fará com que a equipe se sinta parte do sucesso da empresa (como realmente é), aumentando assim a produtividade nas demandas.

Reflexos na humanização do atendimento

Falamos muito sobre a humanização do atendimento das empresas, sobre como não se deve encarar os consumidores apenas como números, mas como pessoas com sentimentos, necessidades e dores. Nesta perspectiva, qual é a relação de uma equipe qualificada com a humanização do atendimento?

Um time de alto nível terá mais sintonia com os clientes. Afinal, eles serão treinados para isso. Esses atendentes vão entender que o relacionamento com o consumidor não acaba quando uma venda é fechada. Pelo contrário, não se trata apenas de finalizar a venda, mas de construir uma relação de fidelidade e confiança entre o cliente e a marca.

Para conquistar esse relacionamento próximo, o atendimento deve ir além do que os consumidores desejam, algumas vezes até antecipando seus desejos. Esse é o segredo de muitas empresas que são amadas pelos seus clientes.

É fato que o perfil dos consumidores mudou de uns anos para cá. Sendo assim, a equipe de atendimento também precisa mudar para se adaptar a esse novo público. Dessa forma, os resultados da marca serão cada vez maiores.

O que achou do nosso artigo? Entendeu como a equipe de atendimento pode ser uma linha de frente eficiente para o seu negócio? Então, não perca os próximos conteúdos. Acompanhe o blog da WeClever e nos siga nas redes sociais!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp